XAXADO
O xaxado é uma dança de guerra e entretenimento divulgada pelos cangaceiros de Virgulino Ferreira da Silva (Lampião) no início dos anos vinte, do século XX, em Vila Bella,atual Serra Talhada,e arredores.
Ainda na época do cangaço, o xaxado se tornou popular em todos os bandos de cangaceiros espalhados pelo sertão nordestino.Os cangaceiros usavam a dança como grito de guerra ou para celebração de vitórias.Era uma dança exclusivamente masculina,até porque naquela época ainda não existiam mulheres no cangaço,então,os rifles eram os substitutos das mulheres na dança.
Somente no final de 1930, entrou a primeira mulher no bando de Lampião, Maria Bonita, ela se tornou musa e rainha do cangaço, ocupando-se, entre outras coisas, de costurar a indumentária dos cangaceiros. Depois dela as mulheres dos outros cangaceiros também passaram a fazer parte do bando. Todas elas participavam ativamente de todas as atividades, inclusive dos combates.
A expressão xaxado surgiu de uma atividade agrícola chamada “sachar” que o sertanejo assimilou como xaxar, que significa escavar a terra com um sacho (pequena enxada). Essa prática na agricultura foi fonte de inspiração para o surgimento dessa dança guerreira.
Umas das grandes características do xaxado é a emissão de sons produzidos pelas sandálias de rabicho ao serem arrastadas no chão na cadência do passo. No entanto é bom destacar, que a origem da palavra xaxado não é uma onomatopéia como dizem alguns folcloristas. Até porque,quem dança,sabe que o tão famoso som só aparece se dançado em um piso de cimento ou em outra estrutura sólida. Mas no chão de terra batida é diferente. É um som fofo e arrastado. E os cangaceiros dançavam eram nos terreiros das casas ou em algum descampado no meio da caatinga.
O tempo foi passando e a dança de guerra dos cangaceiros do sertão foi resistindo até os dias de hoje, e sem nenhuma dúvida foi a herança mais bonita deixada pelos cangaceiros de lampião.